sábado, 9 de junho de 2012

Quem não chora não mama...

Pessoal minha fofuchinha mais linda deste mundo nasceu!!! A Lara nasceu super saudável com seus 4kg580gramas, muito grande, gordinha e cabeluda. Não, não tive diabetes gestacional, ela é grande mesmo. Meu tesourinho nasceu no dia 25/05/2012, geminiana.
Mas lógico que eu teria uma incorfomidade: A Lara não esta mamando no peito. Sempre quis dar de mamar, pela saúde da minha filha, pelo contato, pelo vínculo e pela praticidade. Porém a bonequinha não quer saber de mamar no peito de jeito nenhum.
Tenho algumas teorias sobre isso. A primeira é que na Maternidade onde tive a Lara, as enfermeiras tacavam o copinho com complemento nas horas das trocas de fraldas e do banho, mesmo eu falando para não dar. Assim que minha filha nasceu, ela pegava bem o peito, mas por ser muito gordinha a a pediatra disse que ela não tinha forças para sugar muito forte o leite por essa razão o complemento com a fórmula.
Saímos do hospital e fomos para a casa dos meus pais. Lá começou o martírio, a Lara não queria pegar de jeito nenhum o peito, e com orientação da pediatra do hospital continuávamos dando o complemento no "copinho", que cá para nós era um negócio totalmente horrível de se fazer.
A primeira noite foi muito triste, ela chorava muito de fome e quase engolia o copinho. Tirava o leite o meu peito também, mas saia muito pouco.
No outro dia consegui um encaixe no pediatra, e ele disse que ela tinha uma reserva muito boa, que poderia ficar até 24 horas sem mamar sem problemas. Lá fui eu na maratona a favor do peito. Ficamos, eu e minha bebê três horas de pura tortura com minha belezinha, e ela mesmo morrendo de fome não pegou o peito. Demos então o complemento, porque este papinho de 24 horas não rolou comigo, fiquei com muita dó.
No outro dia fui no banco de leite, porque vi na internet que eles verificavam e davam dicas de amamentação. Lá fui eu com minha bebê recém-nascida ao posto. Bom, as enfermeiras foram legais e conversei até com uma nutricionista. Elas disseram que eu tinha leite e me ensinaram várias posições de amamentar. Voltei confiante para casa, mas foram mais 4 horas de chororo e fome sem pegar no peito.
Neste dia enchi o saco do copinho e comprei uma mamadeira super power master moderna que imita o seio, porque o copinho não rolava mais. Tadinha, ela parecia uma retirante mamando a mamadeira, dava gosto de ver.
Fiquei sabendo de um grupo chamando Matrice, que apóia e da dicas de amamentação. tem muitos casos de mães que só conseguiram amamentar depois de 1 mês. Estou seguindo algumas dicas deles, mas posso dizer esta difícil dela pegar o peito. Fico tirando a madeira e depois dando o peito, mas ela pega muito pouco.
Vou continuar as tentativas, mas posso dizer que é uma situação muito frustante como mãe para mim. Muitas pessoas dizem que tudo bem a mamadeira, mas sempre me vem aquele sentimento que não estou oferecendo tudo que posso para a saúde da minha filha.

3 comentários:

  1. Amiga, parabéns! Depois mostra uma foto da Lara pra gente conhecer! Fico feliz em saber que vcs duas estão bem e que ela veio com muita saúde! Karina, deixa eu te falar uma coisa: a Luisa tbem não mamou no peito. E não foi por falta de tentar, de correr atrás.. a bichinha simplesmente não quis pegar o peito. Ela até pegava nos 5 primeiros minutos, mas depois armava o maior berreiro e fazia ansia quando eu colocava o peito na boca dela de novo. Nisso ela foi perdendo peso e tals. Tirava leite do peito e tentei dar no copo, mas nada adiantou. Até que um dia, vendo ela fraca e magrinha, eu tirei leite do peito e dei na mamadeira... ela mamou tudo e ficou na paz! Meu sonho era amamentar minha filha no peito até sabe Deus quando, mas infelizmente isso não foi possível. Infelizmente ninguém diz isso pra gente quando estamos grávidas, pois a gente cria toda aquela expectativa de amamentar e tals, mas a realidade é bem diferente e mais difícil. Eu comprei uma bomba eletrica e tirei leite do peito para a Luisa até os 6 meses. Lógico que precisei complementar com o Nan. Já chorei e me cobrei muito esse negócio de não ter conseguido amamentar, pois eu achei que a culpa era minha... mas vendo minha filha linda, saudável e esperta, eu desencanei e hoje tenho certeza de que fiz o melhor para ela. Continue tentando, pois amamentar é bom sim... mas se não for possível, não se cobre por isso. Tenho certeza de que vc está fazendo tudo pelo bem da sua filhota. E mande notícias quando puder. Super beijo para vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel obrigada pelo apoio e por escrever o que te aconteceu. Realmente parece que é uma sociedade secreta das mães que não conseguem amamentar. Até acontecer com você ninguém comenta que não conseguiu ou teve dificuldades de amamentar. É como se fosse uma vergonha, um crime não dar de mamar no peito. O que a maioria das pessoas não entendem é que fazemos de tudo para o bebê mamar antes de optarmos por outras alternativas.
      Infelizmente nem meu leite do peite estou conseguindo tirar mais, vou seguir seu conselho e comprar uma bombinha elétrica.
      Beijos

      Excluir
  2. Karina, meu filho teve o mesmo comportamento. Coloquei o bico de silicone no peito e pronto! Todos os problemas terminaram. Voce ja tentou?? Tem da NUK, MAM. Tenta que pelo o que você descreveu aconteceu igual comigo e depois que coloquei o bico foi um sucesso geral. Eu chorei de emoção! Vende em qualquer loja de coisas para bebes.

    ResponderExcluir

Pode soltar o verbo...Inconforme-se