sexta-feira, 23 de março de 2012

Gravidez X SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos)

Estava visitando um blog muito legal: www.vestidademae.com.br Lá tem umas histórias super legais e emocionantes sobre as mães e seus bebês. Enfim, esta lendo um post sobre a SOP (Síndrome dos Ovários Políscisticos) http://vestidademae.com.br/vencendo-a-sop


Já comentei aqui no blog, há muito tempo atrás que eu tenho esta síndrome.


Fui diagnosticada com SOP com 16 anos e sempre controlei com anticoncepcional os sintomas indesejáveis (acne, olesiodade da pele, entre outros). Casei com 29 anos e com 33 anos resolvi que estava na hora de ter um filho. Tentei não encanar muito com a questão do SOP, mas tinha em mente que tentaria um ano, que é o tempo previsto pelos médicos, se não conseguisse faria um tratamento de fertilidade numa boa. Até porque minha cunhada trabalha em uma clínica ótima e fiquei mais tranqüila.


Depois de alguns exames minha ginecologista me receitou a Metformina. Este medicamento é indicando a pacientes com Diabetes ou com resistência a insulina. Quem tem resistência a insulina, geralmente não é apontado nos exames, porém, a maioria das mulheres com SOP tem esta resistência (pessoal eu não sou médica, longe disso, portanto não se mediquem e procurem um médico).


Uma das piores partes da SOP é que o ciclo é muito irregular e todo o mês eu achava que estava grávida. Depois de uns 3 testes de farmácia negativos, desencanei e comecei a economizar para realizar o tratamento. Tinha até data para iniciar, janeiro/2012.


Qual não foi minha surpresa que 7 meses de tentativas (tomeando a metformina há 2 meses), engravidei naturalmente.


Os primeiros sintomas foi o enjôo do café (que amo) e a choradeira sem fim. Mas pensei que eram sintomas da TPM e não dei muita importância. Meus seios começaram a ficar muitos vermelhos e sensíveis e falei para o meu marido que achava que estava grávida. Comprei um teste de farmácia, mas a segunda listinha ficou muito clarinha quase transparente. Pensamos então que era alarme falso.


Meu marido teve que viajar à trabalho para Portugal, durante 1 semana, e comprei mais três testes. Fiz os todos e não conseguia acreditar que estava grávida de verdade! Hoje estou com quase 8 meses de gestação da minha princesinha Lara, meu pequeno milagre.


Conselho para quem tem a SOP e quer engravidar: Meninas não desistam, procurem um médico antes de tudo e relaxem. Se não conseguirem engravidar naturalmente economizem dinheiro e realizem o tratamento ou a fertilização in vitro. Não tenho conhecimento, mas parece que existem programas gratuitos para casais sem condições financeiras para realizar este procedimento.

5 comentários:

  1. Tb tenho SOP. Essa resistencia a insulina me persegue. Durante 2 anos tomei metformina porem não queria engravidar, era só pra controlar a minha situação que estava péssima, inclusive na época estava no anticoncepcional direto. Engravidei super rápido, uma vez somente que não usei prevenção e ai o menino já veio. Não entendo muito bem essa coisa de demorar a engravidar por conta da SOP pq não aconteceu comigo. Dizem que muitas mulheres depois de ter bebe a SOP desaparece. OREMOS irmãos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. R.S. com certeza oremos para melhorar após a gravidez os sintomas chatinhos da SOP...Beijos

      Excluir
  2. Descobri a 5 anos que tenho SOP e desde então faço tratamento. Antes quando não era casada controlava apenas com o anticoncepcional, mas a 3 anos estou tentando engravidar, já tentei método de indução e não funcionou, por fim comecei a tomar o Duphaston para mentruar e agora que descobrimos minha resistência a insulina vou começar a tomar o Glifage XR 500, depois que li esse Blog fiquei muito confiante que meu milagre possa estar muito perto de acontecer...Orem por mim!

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas, descobri aos 14 anos de idade que tenho SOP, como todas tomava anticoncepcional e aos 15 anos após passar 21 dias menstruada descobri que engravidei, quando descobri que estava grávida já estava perdendo o bebê, aborto espontâneo já que tomava anticoncepcional na época! Enfim, casei e estou há um ano e meio tentando engravidar... estou fazendo tratamento com Metformina e Serophene (para indução da ovulação) oremos pra que tudo dê certo! Beijosss...

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do blog, parabéns! Tenho 25 anos, casada a quase 4 anos, em 2012 tive um aborto espontâneo, desde então tento engravidar. Tenho sop, estou no primeiro mês de tratamento com clomid e glifage. Creio em Deus que vou conseguir engravidar, agora é deixar a ansiedade e lado e aguardar, aguardar...

    ResponderExcluir

Pode soltar o verbo...Inconforme-se