segunda-feira, 24 de maio de 2010

Todo Mundo Tem Um Pouco de Psicólogo???

Lucy dando "diagnósticos piscológicos" ao Schroeder

O que me deixa muitoooooooooo inconformada, além de ser do lar, é o fato da maioria das pessoas acharem que tem um pouquinho de Psicólogo. Vi um anúncio da série Mercy, onde uma enfermeira dá "conselhos" a uma paciente, e o interlocutor solta uma: "toda enfermeira tem um pouco de Psicóloga" Ahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa


P*@#!!! Você estuda cinco anos, sofre que nem um cão, se estropia toda, para chegar um ser dizendo que é Psicólogo. Vá a melda, viu...


Já vi enfermeiros, cabeleleiros, manicures, odontologistas, médicos, enfim, uma gama infindável de profissionais que diminuem totalmente a função de psicólogo dizendo que tem as mesmas habilidades. Mienforca...Nunca tentarei ser o que não tenho capacidade e estudo para tal, como por exemplo, nunca cortarei a franja e me denominarei hair stylist, não vou passar Metiolate no machucadinho e sair por aí gritando aos 4 cantos do mundo que sou enfermeira ou médico. Sabe???



Não faço isso pois respeito todas as profissões, e acredito que é preciso estudo, prática e experiência. Muitos esquecem que a Psicologia é uma ciência, que é baseada em estudos, metódos e instrumentos, não é simplesmente um "dom" que o sujeito possui de dar conselheiros para situações problemáticas ou ouvir com compreensão a dor do outro. Isso é apenas empatia, somente isso, não tem nenhuma base científica, portanto queridos e queridas pensem bem antes de sair dizendo por aí que:

- De Psicólogo e Louco todo mundo tem pouco (concordo apenas com a parte do louco). Ser Psicólogo é uma imensa responsabilidade e um ofício tremendamente sério.

Já vi até a Sandy, sorvete de chuchu, dizendo que não fez Psicologia porque já fazia terapia...Ahãaa. Que argumento de biruta..O que tem haver Pato com Ganso??? Então todo mundo que faz terapia esta habilitado a ser Psicólogo? Ou ela ia cursar Psicologia para ver se resolvia seus próprios problemas???


Desculpem o momento desabafo.



hehehe

5 comentários:

  1. Eu quero fazer psicologia =)

    Quando alguém me chama de psicologa, eu fico brava. Ainda não sou, ué u.ú

    Eu eu creio que não seja só ouvir, é muito mais, vai muito além. Eu só quero conseguir entender um pouco mais essas cabecinhas loucas por aí.

    Beijo,
    Nara

    ResponderExcluir
  2. Não, nem todo mundo tem um pouco de psicólogo! Eu faço parte da ala dos doidos mesmo! Mania de grandeza é isso: as pessoas se acham melhores do que as outras, né! Abs,

    ResponderExcluir
  3. Resposta interessante que eu costumo usar quando o cliente diz "ah, desculpe, mas é que eu sou MEIO arquiteto": Muito prazer, ARQUITETA INTEIRA.

    Você tem TODA razão. Isso emputece qualquer profissional!

    ResponderExcluir
  4. é isso aí pessoal, nada de ficar achando que sabe mais que um profissional, independente da profissão....

    ResponderExcluir
  5. ADOREI.... PRAZER, GRACIELA, ESTUDANTE DE PSICOLOGIA DO 4º ANO.
    JÁ LINKEI COM O MEU BLOG. E JÁ POSTEI O TEU POST NO MEU FACE.

    CARA, TBM PINTO O CABELO NO BANHEIRO, RSSS. ME IDENTIFIQUEI AQUI, PQ TBM SOU DONA DE CASA E INCONFORMADA.

    VLW.

    ResponderExcluir

Pode soltar o verbo...Inconforme-se